top of page

A alimentação Ayurvédica, Vegetariana e Vegana. 

Alimentação Ayurvédica

 

O Ayurveda (ciência da vida) é a medicina tradicional da Índia, um sistema de cura natural.

 

É provavelmente o sistema terapêutico mais antigo e abrangente do mundo e suas raízes remontam à época Védica – mais de 5000 anos – sendo reconhecida como a “mãe de todos os métodos de cura”.

 

Essa ciência trata igualmente o corpo, a mente e a alma, estando profundamente ligada à visão yóguica da vida e da consciência.

 

Para o Ocidente, Ayurveda é um dos mais recentes e completos sistemas de medicina alternativa e sua popularidade e prestígio vem aumentando consideravelmente.

 

Como sistema de saúde é reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um dos sistemas tradicionais de medicina, pois abrange todos os domínios ensinados em escolas de naturopatia, desde ervas medicinais à cirurgia.

 

Esse sistema holístico ancestral define a saúde como o resultado do equilíbrio entre o corpo físico, a alma (atman), a mente (manas) e a energia vital (prãna), e não apenas a ausência de doenças. 

 

Na Ayurveda, a alimentação não é baseada na quantidade de carboidratos, gorduras ou proteínas, ou calorias, minerais e vitaminas ingeridos.

 

Ela busca nos dar conhecimento necessário para uma alimentação balanceada, e na verdade, serve para complementar o enfoque ocidental ao qual estamos acostumados.

 

O objetivo da dieta ayurveda é equilibrar os 5 elementos.

 

Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda.

 

Os doshas são derivados dos cinco elementos: espaço, ar, fogo, água e terra. Conhecidos como tipo mente-corpo, eles expressam padrões específicos de energia e são a mistura de características físicas, emocionais e mentais.

 

Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença.

 

O ayurveda restabelece o equilíbio original dos doshas da pessoa por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem.

 


Vata = Ar e Éter.

 

Tem como atributo e característica ser leve, móvel, instável, seco e frio.

 

Portanto a melhor dieta para as pessoas de natureza Vata, em linhas gerais, deve ser úmida, quente, nutritiva, um pouco mais pesada para dar estrutura à essas pessoas, que tendem a ser mais magras e as vezes desnutridas.

 

Tendem também a sofrer com ressecamento da pele, mucosas, couro cabeludo e intestinos (gases), para melhor este atributo seco de Vata devemos colocar um pouco mais de óleo na alimentação destas pessoas, óleos de boa qualidade – “extra-virgem”, prensados à frio, o melhor óleo para Vata é o óleo de gergelim, mas o azeite de olive também se aplica muito bem.

 

Os alimentos frios e crus só devem ser consumidos por Vata na hora do almoço e no verão ou nos dias mais quentes. As especiarias devem sempre estar presentes na alimentação de um Vata, para aquecer, pois a natureza deles é fria e para ajudar na digestão deles que é irregular.

 

Os melhores temperos para Vata são cominho, louro, erva-doce, pois reduzem os gases e aquecem a comida, mas o manjericão, gengibre, coentro, pimenta-do-reino, hortelã também podem ser usados e auxiliam muito na digestão, além de realçar o sabor dos alimentos e satisfazer os sentidos, do paladar, e olfato principalmente.

 


Pitta= Fogo e Água.

 

Tem como atributo e característica ser quente, leve, móvel, oleoso e penetrante.

 

Portanto a melhor dieta para as pessoas de natureza Pitta, em linhas gerais, deve ser menos úmida, fria, nutritiva, leve porém não muito leve, pois Pitta tem uma capacidade digestiva forte e precisa de um certo peso após se alimentar, eles geralmente se tornam mal-humorados com pouca comida, ou quando sentem fome.

 

Tendem a ter dificuldade em metabolizar alimentos gordurosos, que causam fragilidade e sobrecarregam a função hepática. Como é quente por natureza e tem uma ótima capacidade digestiva são as pessoas que se dão melhor com alimentos crus e frios.

 

Quanto aos óleos para Pitta os melhores são girassol, coco e azeite de oliva, mas sempre os usando com moderação. Os temperos devem ser usados apenas como uma reverencia ao agni=fogo digestivo e para complementar as qualidades e sabores dos alimentos. Os melhores temperos para Pitta são os picantes suaves como a erva-doce, cominho, louro, coentro, cúrcuma e hortelã. Evitar totalmente as pimentas fortes, que provavelmente causarão em Pitta queimação, azia, devido ao excesso de fogo.


Kapha = Água e Terra.

 

Tem como atributo e característica ser estável, pesado, úmido e frio.

 

Portanto a melhor dieta para as pessoas de natureza Kapha, em linhas gerais, deve ser mais seca, quente e leve. Tendem a ganhar peso com facilidade e tem dificuldade em digerir carboidratos e açucares, tem uma certa fragilidade no pânceras, portanto devem comer o mínimo de açúcar e carboidratos, preferindo sempre os integrais, que não darão um pico muito elevado de glicose no sangue e assim não sobrecarrega tanto o pâncreas.

 

Os óleos também devem ser usados com muita moderação, e os melhores são girassol, oliva e mostarda. Evitar totalmente alimentos muito oleosos, frituras e de difícil digestão. Os alimentos frios e crus só devem ser consumidos por Kaphta na hora do almoço e no verão ou nos dias mais quentes. As especiarias devem sempre estar presentes na alimentação de um Kapha, para aquecer, pois a natureza deles é fria e para ajudar na digestão que é lenta. Os melhores temperos para Kapha são pimenta-do-reino, cominho, gengibre, cúrcuma, louro, erva-doce, manjericão e todas as pimentas fortes que aceleram o metabolismo e aquecem.

 

 

 

PRINCIPIOS DA ALIMENTAÇÃO AYURVÉDICA



Em primeiro lugar devemos saber que o alimento é fonte de prana (energia vital) e energia. Dá estímulo à vida através do sabor; fornece substrato para a recomposição e substituição dos tecidos corpóreos.


O hábito da alimentação envolve um ritual ético e sagrado, de sacrifício de outra vida ao elemento fogo (oferecemos ao nosso fogo interno = Agni) para saciar a nossa necessidade interna, que é contínua.


Uma das principais causas da doença é a conduta imprópria na alimentação (Mithyahara vihara). Devemos nos alimentar daquilo que necessitamos para prover a vida. O que estiver fora disso é Mithyahara vihara e leva a um estado de sofrimento.

 

O alimento é aquilo que nutre o corpo, a mente e o espírito, e também altera a disposição mental. Quando o alimento é puro (Sattwico), nossa mente torna-se pura (sattwica).

Como os alimentos são fonte de energia vital, devemos considerar que:


-O alimento integral é melhor do que o alimento refinado;
-O alimento fresco é melhor que o industrializado;
-O alimento preparado em até 6hs antes da refeição é melhor que o requentado;
-O alimento aquecido em fogo brando ou banho-maria é melhor que o aquecido em forno microondas;
-O alimento deve ser pouco cozido para que não perca seu prana (energia vital);
-O alimento deve ser leve; quanto mais leve melhor;
-Panelas de metais que podem ionizar ou oxidar durante seu preparo, são contra-indicados;
-Panelas de ferro devem ser usadas somente quando há uma necessidade de Ferro para o organismo;
-As panelas de Inox, vidro e ágata são as mais recomendadas.
-O alimento preferencialmente deve ser cozido, para ajudar o organismo na digestão.
-Devem ser usadas especiarias no preparo dos alimentos, elas dão sabor e dão complemento às propriedades que eventualmente o alimento não tenha.


A preparação do alimento também envolve manipulação de energia. Há uma troca de energia entre quem prepara e o alimento. O alimento deve ser preparado por alguém que nos queira bem. A pessoa que cozinha deve sempre o fazer com carinho, para que o alimento seja de boa qualidade energética.


 

 

bottom of page