top of page

Você quer saber a Verdade? 

Arístocles era um grego de família rica, que estava sendo preparado para ser político em Atenas. Até que encontrou um filósofo chamado Sócrates dando aulas no meio da rua, começou a se interessar por filosofia e ganhou o apelido de Platão dos colegas por ter os ombros largos, as omoplatas grandes.

Platão dedicou toda sua vida  tentando responder racionalmente a grandes questões da humanidade, inclusive sobre como viver uma vida extraordinária.

Sua vida e obra  foram tão épicas que o escritor Umberto Eco, falecido em 2016, declarou que em pleno século XXI não há nada mais moderno do que ler Platão.

No livro A República, Platão descreve uma passagem em que o seu mestre, Sócrates, afirmava que virtude é conhecimento e que, para agir de maneira justa, você devia primeiro se perguntar o que é justiça.

Isso fez surgir em Platão a seguinte dúvida: como nós sabemos o que é justiça, ou o que é qualquer outra coisa?

 

A idéia de que Platão fosse vegetariano provavelmente deriva de uma passagem de 'A República' onde ele descreve um diálogo que teria acontecido entre Sócrates e Glauco.

 

Eles estariam especulando sobre o que seria o mínimo que uma cidade deveria ter para ser auto-suficiente, supondo que cada cidadão poderia exercer um único ofício.

 

Desta forma estabeleceu-se que a cidade deveria possuir 3 ou 4 agricultores (um de trigo, um de cevada, um de oliveiras, etc), um artesão, um ferreiro, etc, etc. A certa altura Glauco diz que talvez também fosse necessário um criador de animais "vai que alguém quer comer carne".

 

Sócrates então diz que se houvesse na cidade um criador de animais, seria necessário possuir alguém que os abatesse, alguém que trabalhasse o couro, etc. Portanto a cidade teria que crescer.

As terras logo se tornariam poucas e os cidadãos olhariam para além dos limites de sua cidade para expandir os pastos. Logo a cidade disputaria terras com seus vizinhos, seria necessário a existência de soldados (que não poderiam ser os próprios cidadãos, já que no começo eles disseram que cada cidadão deveria exercer um único oficio, para exercê-lo bem).

Com isto, Sócrates conclui (e Glauco concorda) que a existência de animais de criação inevitavelmente levaria a cidade a uma condição insustentável, pois as pessoas teriam de trabalhar além do que precisam para sustentar o exército, a terra seria pouca e sempre haveria necessidade de expansão.

Sócrates.png

O que aconteceria se o Mundo inteiro virasse vegetariano? 

Normalmente apenas 3% das pessoas consegue modificar radicalmente sua alimentação onívora para vegetariana, e para o veganismo essa porcentagem é ainda menor.

É preciso consciência, responsabilidade, disciplina, e muito estudo para saber fazer as combinações adequadas. Nada muito complicado, mas mudar os hábitos é gradativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas e se todos fossem obrigados a mudar de repente? o que aconteceria com o Planeta? 

1- Impacto das mudanças climáticas:  a atual produção de alimentos corresponde entre 25% a 30% de todas as emissões de gases efeito estufa. E o grosso é proveniente da pecuária sem dúvida alguma. Apesar de jogarem a culpa nos automóveis. As emissões de gases cairiam 60% se todos virassem vegetarianos e 70% se todos se tornassem veganos.

2- Aumento de área para Reflorestamento e Plantio:  dos atuais 5 bilhões de hectares de terra usados no mundo, 68% são para a pecuária. Num mundo ideal, 80% desse pasto poderia ser reflorestado, melhorando a biodiversidade, e utilizando grande parte para o plantio de uma alimentação planejada. Hoje 1/3 das terras serve para produzir alimento para o gado. 

3- Menos mortes :  atualmente matam 3,5 bilhões de ruminantes anualmente e dezenas de bilhões de aves para servirem de alimento.

4- Saúde:   Com uma dieta vegetariana ou vegana, até 2050, teríamos uma redução na mortalidade global de 6% a 10% com a diminuição consistente de doenças como: Câncer, doença cardíaca, derrames, asma, problemas respiratórios, etc. O corte nos gastos com saúde pública seria de 2% a 3% do PIB global.

EARTH -  Essa é nossa realidade.

bottom of page